No dia 28 de agosto de 2023, das 9h às 12h, foi lecionada uma "Aula aberta" pela Prof. Alessandra Silveira, coordenadora do Centro de Excelência CitDig, aos estudantes da Universidade de Brasília (Brasil), intitulada "Cidadania digital e sustentabilidade tecnológica: novas tecnologias disruptivas e a estrutura jurídica e institucional de proteção aos direitos fundamentais". O evento teve como discussant Maria Buzdugan (Conselheira de Economia, Indústria e Transformação Digital da Delegação da União Europeia no Brasil), sendo moderado pelo Prof. Alexandre Veronese (Colaborador Externo da Equipa CitDig). Foram abordadas as principais disposições da Declaração sobre os Direitos e Princípios Digitais Europeus, bem como as disposições relevantes sobre a proteção dos utilizadores ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais e da Lei dos Mercados Digitais. As oradoras destacaram a visão centrada no ser humano que tem orientado a atuação da União Europeia quanto à regulamentação do ecossistema digital, sobretudo no que diz respeito à proposta de regulamentação da Inteligência Artificial (AI Act).

CitDig – cartaz UnB agosto 2023